Adeus a Rosirene Gemael

Há alguns dias, entrei no Facebook e vi um nome conhecido na lista de sugestões de amigos: Rosirene Gemael, jornalista, a quem eu não via desde 1988, quando trabalhamos juntos na campanha de seu tio Airton Cordeiro , então candidato a prefeito de Curitiba.  Mandei solicitações de amizade a ela e ao Kiko, seu irmão, sem saber que ela estava hospitalizada. Do Kiko recebi resposta, mas não dela. Hoje chegou uma mensagem de sua página, com pequeno  poema-despedida e  a triste surpresa de seu falecimento.

Gravo aqui uma homenagem a ela, profissional respeitadíssima por sua inteligência, competência e sensibilidade. Vai sua foto, com o poemeto que alguém postou em seu nome. Que pena, Rosirene, por não conseguirmos nos rever. Certamente perdi bons papos com você sobre a Curitiba que você amou e  sobre a qual tanto pesquisou e escreveu, sempre preocupada com a nossa cultura.

Transcrevo, abaixo,  a nota de adeus publicada no blog do Zé Beto, também publicada no blog do Solda, que fez sua homenagem gráfica à amiga.

Rosirene Gemael, adeus

26 out 2011 – 12:15

Ela voou para longe hoje cedo. Não sei por quê, mas sempre que encontrava com esta menina, me vinha a nítida impressão de que era um passarinho em forma de gente. Daqueles que não fazem alarde, que observam a paisagem com olha doce e quando piam, o som é mavioso e reconfortante. Não fui amigo dela, e sim de seu irmão, Kico, que é o oposto, locomotiva em constante movimento, criando estradas, abrindo atalhos. Sabia que Rosirene era tão criativa quanto, mas do seu jeitinho. Sabia que o texto desta jornalista que completaria 61 anos de vida era tão primoroso quanto a imagem que me passava. Nunca trocamos muitas palavras nestes anos todos que nos conhecemos, mas eu a admirava também por não ser como ela. “Ela estava sofrendo muito”, me disse o Kiko há pouco, de São Paulo, pouco antes de embarcar para Curitiba. Sim, eu sabia que ela estava doente há um bom tempo, mas quando a encontrei recentemente, ela que morava na rua de cima aqui no bairro Seminário, recebi um sorriso tão cativante, assim como aquele olhar de quem compreende o lado azul e o lado negro desta vida, mesmo porque tudo é incompreensível. Marco, o filho dela, estava ao seu lado neste último encontro. Parece um pássaro também. É o legado da minha amiga que voou hoje. Zé Beto

4 Respostas para “Adeus a Rosirene Gemael

  1. Paulo Mosimann

    Rosirene foi um pessoa super sensível e um ser humano maravilhoso. Uma jornalista talentosa e dedicada. Que permaneça sempre com Deus, em sua infinita bondade. Trabalhamos juntos há muitos anos atrás, no velho Correio de Notícias, da rua Amintas de Barros.

    Paulo Mosimann

  2. Marco Gemael

    A montagem da foto com o poema que fiz em sua homenagem ficou mto linda, tomei a liberdade de copia-la.

    Marco Gemael Libretti (filho).

  3. Marco, saber que você, filho de Rosirene, é o autor de versos tão sensíveis, valorizou ainda mais a homenagem a ela prestada. É o sangue dela que corre em suas veias, temos certeza. Um abraço fraterno pela iniciativa, com o nosso testemunho de que sua mãe foi uma pessoa maravilhosa.

  4. Raul G. Urban

    Há um quê de vazio no buscar das lembranças com quem convivemos, lá nos beirais dos anos 1970 – tenha sido na sucursal da Folha de Londrina; tenha sido nas passagens raras do Correio de Notícias; tenha sido, lá pelos 1990, colega de mesa, na Comunicação Social da Prefgeitura. Ficou a menina-poesia dos olhos mágicos, que foi a musa de toda uma geração. Obrigado, Rosirene, por ter nos inspirado. Fica teu legado. Obrigado, Kiko; obrigado, Marco – vcs sucedem o que foi o melhor da vida que soube compartilhar conosco esse momento mágico do pensar, do dizer, do escrever. Urban

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s