Maio, mês de Poesia

Não me refiro, é claro, ao maio das noivas e das promessas de amor e fidelidade até que a morte ou outras atribulações separe os casais ajuramentados, nem ao mês das Marias e das Mães. Maio de 2010 registrará, nos dias 14, 15 e 16, o IV Encontro Internacional da Poesia, na cidade de Dois Córregos, São Paulo. Veja o convite abaixo.

Mas estão anunciados outros encontros importantes para o mesmo mês. De 15 a 22 de maio ocorrerá o VII Encontro Internacional de Poetas, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. em Portugal. Segundo nota sobre o evento, ele  será subordinado ao tema As Línguas da Poesia. Alguém disse já que a língua da poesia é sempre a mesma, e sempre estrangeira. Eis o que, com a vossa ajuda, queremos repensar, considerando a materialidade do corpo na língua-órgão e na corporalidade dos gestos, a língua como comunidade falante, a singularidade na diversidade das falas, a intertraduzibilidade das expressões. O nosso objetivo é refletir sobre as mais diversas manifestações da poesia e os modos como ela diz o mundo, do puro canto à celebração, da proclamação ao silêncio, da intervenção à resistência, das continuidades às rupturas.

E em Funchal, na Ilha da Madeira, também em Portugal, será realizado o IV Encontro Internacional de Poesia. Seus organizadores anunciam que “este ano não nos limitaremos a ouvir a voz dos poetas, que vêm de vários países, mas também de ouvir o que têm a dizer sobre o mundo em que vivemos“.

Afinal, quem disse que a Poesia está morrendo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s